Quantcast
Channel: Mardem Reifison - Fotografia, Tecnologia, Consultoria SEO » tecnologia
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Site Decolar punido pelo google

$
0
0

decolar.com punido pelo google

Parece que essa semana tem sido das boas pra galera do SEO. Mas porque isto seria bom pra eles? Pelo simples fato de que eles fazem a coisa da forma correta. Diferente da galera que usa black Hat, como veremos a seguir.

Duas grandes empresas foram punidas pelo google. Ué, mas o google pune as pessoas? Pessoas não, sites sim. O google, que atualmente é a maior empresa de  busca de toda a galáxia, tem o seu index, que é um índice onde ele organiza e cataloga os sites na internet. Aparecer no google é um bom negócio, melhor do que isto é aparecer na primeira página. O google tem as chamadas diretrizes para que um site apareça em suas páginas. Seguindo-as de forma correta e planejando bem seu site, tens muitas chances de aparecer bem colocado. Além disso, ter outros sites linkando para o seu é um fator importante também, esta pratica é chamada de link Builder.

Mas será que os dois sites punidos essa semana não praticavam isto? Não. O que eles faziam era um pouco diferente do que manda o google. Eles praticam o que chamamos de black Hat. Segue abaixo o conceito de black hat da   wikipidia:

De acordo com a Wikipédia, Black Hat é o termo utilizado para descrever um vilão já que o simbolismo da utilização do chapéu preto vs. o chapéu branco é para contrastar as diferenças de índole. Este termo foi trazido para o mundo da informática para definir os usuários que realizam práticas abusivas e destrutivas. Saiba mais sobre o que é Black Hat SEO aqui!”

Black Hat é usar de técnicas não aceitas pelo google para conseguir um alto número de visitas, . O grande problema da utilização dessas técnicas são os impactos geram na experiência que os usuários têm ao visitar o website em questão e a quebra dos regulamentos estipulados pelos mecanismos de buscas. Os sites que receberam as puniçōes mais comentadas da semana foram o Jcpenney e o decolar. Os casos foram parecidos.

Nunca podemos afirmar com 100% de certeza que um site foi punido pelo google pelo motivo x ou y. Sempre existem muitos fatores envolvidos. Nesses casos, o que se tem atribuído, em sites e comentários pelo twitter é que o fator principal para eles receberem essa punição tão severa, foi a compra de links. Esta é uma atividade não recomendada pelo google.

Por que? O google rankeia suas palavras e sites pela relevância que elas tem em determinado contexto. Por exemplo, a palavra carro pode ter uma relevância muito grande se esta em um site de venda de veículos e nenhuma relevância se estivar em um site de receitas culinárias.

Receber backlinks, isto ter outros sites linkando para o seu, é um processo normal e o google estimula esse tipo de prática. Porém, apenas se  esses links forem conseguidos de forma orgânica, com citações dentro de um contexto adequado, e em uma velocidade considerada normal para seu site.

Segue mais um exemplo, o site da globo acaba de publicar uma meteria super polêmica sobre um artista que esta em alta, naturalmente, a globo vai receber inúmeros novos backlinks, então um número alto como 300 mil links em um mês não seria inadequado, porém se o seu zé da esquina lança seu site, e vem ganhando uma media de 5 links por mês e em um determinado mês ele ganha 50 mil links, ele levanta uma certa suspeita. Provavelmente o google ira investigar para saber se são links reais e não spam, ou links de sites duvidosos.

O site decolar, podia ser encontrado facilmente no google apenas digitando “site:www.decolar.com” em sua busca e com esse comando seriam mostrados todos os links que o google indexou do site referido, porém, hoje nada se encontra. É como se o site nunca tivesse sido adicionado ao index do google.

O que ocorreu com as duas empresas citadas, tanto a Decolar quanto a JCpeney, foi que elas de uma hora para outra passaram a ganhar um número absurdo de links, e muitas vezes de sites que não tem nada a ver com o seu ramo de atividade, e ainda servem apenas para distribuir links spams para outros sites.

Podemos ver na imagem abaixo essa curva provocada pela compra de links, é uma ferramenta muito utilizada hoje em dia. Ela nos mostra os backlinks recebidos por um site, seu desenvolvedor é o site Majestic

Uma outra possibilidade para o google ter punido a decolar foi ela ter usado de “cloaking” que é a técnica de criar 2 sites, um para o usuário e outro para o Google. Qual a vantagem em se fazer isto. No site criado para o google ele pode manipular e inserir palavras para tentar um melhor posicionamento.

Estes são os dados que temos até o momento. A empresa que responde pelo SEO da JCpenney a SearchDex não se pronunciou, mesmo após ter sido questionada pelo NY Times. o site Decolar diz que está fazendo uma investigação interna. Aguardemos, quem sabe tenhamos mais novidades desses dois cases ao longo da semana.

E vocês leitores? O que acham dessas punições? Está correto o google? Estavam corretos os sites? Vocês possuem outras teorias?  Quais os fatores que não foram comentados no texto que deveriam ter sido abordados? Usem os comentários para elucidar esses pontos.

ATUALIZAÇÃO: Fabio Ricotta e DocLuz

Segue o stream da MestreSEO sobre o Caso da DECOLAR:

Video streaming by Ustream

Comentários do Twitter:

RT @DomicioNeto: Em 5 meses um site ganha 800 mil #backlinks. Porque será que foi banido? hahaha http://bit.ly/dZ3gnz (via @edstorini)

RT @pabloaugusto: RT @rafaelcode: To com doorway pages, esse é meu palpite. // Tô nesse palpite também.

@fabioricotta

Subiu 800k de backlinks mas o numero de root domains subiu só 50…. aí   complica http://yfrog.com/h32kzbp

@dieogenespassos

Essa questão da remoção do decolar.com é realmente importante. Tem vários aspectos envolvidos. Era para haver mais transparência do Google.

@marciokonfide: Pesquisem no Google “site:decolar.com” #DecolarBanido #Medo

@Ricardo_roesler

Procure no google “decolar.com”, aparecerá apenas pag. de reclamações @marciokonfide  #DecolarBanidodoGoogle


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Trending Articles